segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O Pequeno Milagre


O Pequeno Milagre (Simon Birch)
Ano: 1998
Gênero: Drama
Diretor: Mark Steven Johnson
Atores: Joseph Mazello, Ian Michael Smith, Ashley Judd, Oliver Platt

“Deus tem um plano para todos nós...”. Essa frase simples e muito tocante me marcou, numa das passagens emocionantes do encantador “O Pequeno Milagre”. Lembro-me da primeira vez que assisti a este filme. Numa noite de sábado despretensiosa, com poucas opções (pra não dizer nenhuma) na tv aberta, dei de cara, por acaso, com um certo filme que acabara de começar. Descansei o controle remoto e resolvi assisti-lo. Ao término, já pela madrugada, tinha passado por uma linda lição de moral. Como se o filme fosse um daqueles livros que ao terminarmos de ler ficamos sem ação. Assim eu estava e fui dormir leve e ao mesmo tempo impressionado com a sutileza com que a mensagem me foi transmitida.
O pequeno milagre aqui é Simon Birch (Ian Michael Smith), o menor bebê a nascer no Gravestown Memorial Hospital. Os médicos o declararam como um milagre, devido aos graves problemas de crescimento que ele apresentava. O coração de Simon crescia de forma desproporcional a seu corpo, colocando sua vida em constante risco. E por ser assim, Simon acreditava que Deus o tinha feito pequeno por algum motivo, que Deus tinha um plano para ele. E fantasiava várias situações em que a sua condição o transformaria num herói, juntamente com seu melhor amigo Joe (Joseph Mazzello). Juntos eles constroem sonhos e fazem de suas dificuldades motivos para continuar buscando um sentido maior para suas vidas. No caso de Joe, este sentido era encontrar seu verdadeiro pai e para Simon, descobrir o plano ao qual fora inserido por Deus. O desfecho dessa bela história é comovente, e mostra que realmente há um plano para cada um de nós.
ALÉM DO QUE SE VÊ: Nada é por acaso, e por vezes somos nós quem traçamos esses planos antes de iniciarmos uma vida. Cabe a nós ter consciência de nossa responsabilidade perante a vida e, acima de tudo, lutarmos para sermos aquilo que devemos ser, independente de nossa condição física ou situação familiar. Fazemos parte dos desígnios de Deus e certamente não estamos nesse mundo apenas de passagem. Façamos algo, sejamos algo e busquemos dentro de nós tudo o que devemos e podemos ser. Jamais esqueci da noite deste filme e todas as vezes que me encontro em dificuldade lembro das belas palavras do “pequeno milagre” Simon Birch... “Deus tem um plano para todos nós...”. Tenha um bom filme!

Abraços!
Rafael L. Prado

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme e maravilhoso e realmente uma lição de moral e fé a todos.Quando assisti esse filme fiquei em órbita com a forma como transmitia a história.Creio que assistimos a este filme no mesmo momento pois também assisti em tv aberta pela madrugada,e hoje vasculhando a internet para revelo achei essa confusão confesso que fiquei nostálgica por o filme ter causado em você a mesma sensação que causou em mim.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de assistir, um filme bom para refletir.
    Adorei

    ResponderExcluir
  4. Esse filme eu choro do começo ao fim e tenho á certeza que Deus existe e tem um plano em nossas vidas e nada é por acaso só Deus sabe o que faz...

    ResponderExcluir