terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Céu de Outubro

Céu de Outubro (October Sky)
Ano: 1999
Gênero: Drama
Diretor: Joe Johnston
Atores: Jake Gyllenhaal, Chris Cooper, Laura Dern

Estamos começando 2009, e talvez por ser início de ano estamos mais sensíveis e mais esperançosos, afinal quando o homem deixa de sonhar ele também deixa de viver. Dirigido por Joe Johnston, “Céu de Outubro” é um filme que você só consegue ver nas madrugadas ou na tv por assinatura e somente encontra para locação em boas locadoras. Uma pena, pois é um filme que merece ser visto.
Estamos no final dos anos 50, mais precisamente, no ano de 1957, no meio da Guerra Fria. Na tentativa de “conquistar” o espaço, os russos lançam o primeiro satélite artificial, o Sputnik (você já deve ter ouvido falar nele). Na noite de 04 de Outubro, o mundo voltava seus olhos para o céu, na expectativa de o avistarem. Desta mesma forma, também estavam todos os moradores de Coatwood, pequena cidade do oeste da Vírginia. E, como num truque de mágica, vêem uma luz bem brilhante cortar todo o céu, encantando a todos, principalmente, o jovem Homer Hickam (Jake Gyllenhaal).
A cidade de Coatwood era basicamente sustentada por uma mina de carvão, destino de trabalho da grande maioria dos homens da região. A mina era chefiada por John Hickam (Chris Cooper), pai de Homer, que alimentava o desejo de ver seu filho seguir seus passos. Mas, aquela noite de 04 de Outubro, faria mudar o destino de Homer e seus amigos.
Homer nunca foi uma grande aluno, mas ao avistar o Sputnik no céu, criou um forte desejo de lançar um foguete. Determinado a relizar este sonho, que para muitos era piada, o jovem Hickam convence seus amigos a participarem deste projeto. Começa então, uma grande aventura, cheia de descobertas, de dificuldades, incluindo as duras críticas do pai de Homer, as chacotas dos colegas, a falta de dinheiro e tudo mais. Mas, mesmo com tudo isso, os jovens não desistiram. Sempre inventavam um jeito de driblar as adversidades, com muito bom humor e muita vontade, acima de tudo. Baseado num fato real, “Céu de Outubro” nos envolve de tal forma, que é impossível não se emocionar com o destino destes quatro jovens.

ALÉM DO QUE SE VÊ: Mais do que lançar um foguete, o jovem Homer Hickman, lança nele a sua vida, a sua esperança e a certeza de que não existem limites quando se quer fazer algo. Foi um sonho de vida desperto por uma luz no céu, um “simples” satélite mostrou pra ele que era possível. Caro amigo, ao olhar para o céu, o que vê? As estrelas, a lua, o sol... Sim, é o que todos vêem! Mas não falo deste que os olhos do corpo vêem. Refiro-me ao céu do seu íntimo, onde habitam os seus sonhos de vida, por vezes reprimidos por uma tempestade qualquer. E então, o que você vê agora? Olhe com atenção para este céu, e reparará que as estrelas estão sempre lá seja noite ou dia, esperando a sua luz brilhar também. Lançar um foguete, quer dizer lutar pelos sonhos e mostrar que tudo é possível. O impossível é uma palavra inventada por aqueles que têm medo de lutar. Portanto, construa o seu “foguete” e viaje com ele no céu infinito da sua mente e abra as janelas e portas de um lugar onde os sonhos podem e devem ser reais. Como falamos no começo do texto, sonhar é mostrar para si mesmo que ainda se vive. Então, viaje pelo céu da sua alma, do seu coração, e não precisa ser num Céu de Outubro, pode ser num Céu de Janeiro... Fevereiro... Março... Boa Viagem!!!

Abraços!
Rafael L. Prado

Para saber mais:

2 comentários:

  1. Outro filme que merece elogios.
    O que achei de mais interessante
    foi a importância da professora na
    vida de Homer Hickam e seus amigos.
    Foi preciso que ela acreditasse nos
    sonhos dele para ele próprio passar
    a acreditar. Trata-se de um excelente
    filme baseado em fatos reais.

    ResponderExcluir
  2. adorei o filme parabéns!!!!♥♥♥

    ResponderExcluir