domingo, 31 de maio de 2009

Um Sonho de Liberdade

Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption)
Ano: 1994
Gênero: Drama
Atores: Tim Robbins, Morgan Freeman
Diretor: Frank Darabont

Certamente é o melhor filme que já assisti em toda a minha vida. E olha que é difícil dizer isso hein. Sem exageros, é um clássico do cinema, um filme que jamais será esquecido, mesmo que tenha sido, na minha opinião, a maior injustiça que o OSCAR já cometeu. Foram sete indicações ao prêmio mais cobiçado do cinema mundial, e não ganhou um... Uma grande injustiça!!! Enfim, em se tratando de OSCAR tudo é possível.
Injustiças à parte, “Um Sonho de Liberdade” é uma fascinante história de amizade e esperança, baseado no livro de Stephen King e perfeitamente adaptado pelo excelente diretor Frank Darabont (A Espera de um Milagre e Cine Majestic). As brilhantes atuações de Tim Robbins e Morgan Freeman, em papéis dignos de Oscar, tornam ainda mais real e emocionante o desfecho de um enredo cheio de surpresas.
A história gira em torno da prisão de um banqueiro, Andy (Tim Robbins), acusado de assassinar sua esposa e o amante dela. Condenado a prisão perpétua, Andy passa a viver num mundo totalmente diferente do seu, tendo a necessidade de se defender e se adaptar a vida numa penitenciária. Mas, no meio desse universo assustador pode existir a verdadeira amizade e isso ele encontra em Red (Morgan Freeman), que também cumpre prisão perpétua, por conta de um crime que já havia se arrependido. Juntos descobrem esse sentimento que os unem e fortalecem. Há passagens tão intensas no filme, que me faltam palavras para descrevê-las a altura, deixo por sua conta isso.

ALÉM DO QUE SE VÊ: Tal como uma obra de arte, “Um Sonho de Liberdade” é um filme que deve ser analisado em seus mínimos detalhes, há uma beleza que nos arrepia e nos comove. É uma lição de esperança e de vida, de quem nunca desistiu de um sonho mesmo que para muitos fosse uma loucura. Mas, louco mesmo é aquele que não sonha e que não tem fé. Lembre-se, o homem quando deixa de sonhar, deixa de viver. O final é algo tão sublime e emocionante que vou relatar um trecho de uma carta destinada a Red, “...lembre-se Red a esperança é uma coisa boa e nada que é bom pode morrer...”. “Nada que é bom pode morrer...”, isso me faz lembrar das sábias palavras do jornalista Pedro Bial, “viver é um desafio impossível para quem tem medo da luta”, é preciso lutar por aquilo que se acredita e não importa o que digam, pois o sonho é seu e só você pode transformá-lo em realidade.
“Um Sonho de Liberdade” é um exemplo de esperança que deve ser admirado e respeitado. Não existe um sonho impossível. Impossível, é deixar de sonhar. Impossível é uma palavra inventada por aqueles que não lutam por si mesmos. É possível, desde que você tenha o principal alimento do seu sonho, a esperança... E a esperança não é a última a morrer, é a única que jamais morrerá, pois nada que é bom pode morrer!!! Nunca desista de si mesmo!!!
Um abraço!
Rafael L. Prado
Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário