segunda-feira, 4 de maio de 2009

Efeito Borboleta

Efeito Borboleta (The Butterfly Effect)
Ano: 2004
Gênero: Drama
Diretor: Eric Bress e J. Mackye Gruber
Atores: Ashton Kutcher, Amy Smart, Eric Stoltz

“Sensacional!”, “Fantástico!”, “Maravilhoso!”, “Perfeito!”, “Ótimo!”, “O Melhor do Ano!”, “Imprevisível!”, são adjetivos de pessoas que viram este filme e são meus também. O filme é, realmente, tudo isso!
Bem, vamos ao filme. Conversando sobre o filme, algumas pessoas me perguntavam o porquê do nome “Efeito Borboleta”, não sou dono da verdade, mas entendi do seguinte jeito: observe a frase que inicia o filme, mais ou menos assim, “uma coisa tão simples como o bater de asas de uma borboleta, pode causar um tufão do outro lado do mundo”, é a teoria do caos, ou seja, como o próprio filme diz “mude uma coisa, que tudo muda...”. Então, “Efeito Borboleta”, são todas aquelas mudanças provocadas por uma simples ação que você realizou ou por algo que você não fez.
O diferencial do filme está em seu começo, propositalmente confuso, e por isso ele te prende, fazendo com que você tente conectar os fatos. Não procure entender de início (é realmente confuso), apenas preste muita atenção nos acontecimentos. O início mostra alguns momentos da infância de Evan (Ashton Kutcher – em sua melhor atuação) com seus amigos, tudo muito bem situado. Lembre-se o diferencial está neste começo, por isso não vou contar mais nada. Já crescido, Evan luta para esquecer alguns fatos de sua infância e descobre um método estranho para voltar ao passado (não vou contar como), ao ver você poderá dizer “mas isso é impossível”, sim, mas não importa, o filme é uma ficção também, portanto não se prenda nisso.
Evan volta ao passado fisicamente como criança e tenta alterar alguns fatos que marcaram, negativamente, sua infância. Porém, na tentativa de consertar o passado, ele modifica todo o futuro, tanto para ele quanto para quem está envolvido na história. Todas as simples mudanças que Evan faz no seu passado, trazem novas conseqüências e novos problemas em sua vida. Infelizmente não posso contar mais nada, senão perde a graça. A imprevisibilidade é a marca do filme, não vou estragar isso.

ALÉM DO QUE SE VÊ: “Mude uma coisa que tudo muda.”. Na verdade, não temos a noção da importância de cada ato nosso. Quando mudamos algo, tudo que está conectado a ele pode se alterar e as conseqüências podem não ser agradáveis. Há uma frase que diz, “se queres saber como será o seu futuro, olhe para o que você faz hoje”. Faz sentido, pois não existe ação ou reação sem uma causa ou consequência. No filme, sem entrar no mérito da ficção, Evan podia mudar o passado, mas não podia controlar o futuro, tudo tem uma causa. É importante fazer essa análise e perguntar para si mesmo, como eu quero que meu futuro seja?
Toda casa precisa de um alicerce e na nossa vida ele será o passado, a estabilidade da casa, do seu futuro, depende dessa base. Portanto, preste atenção nos seus atos e pensamentos diários e lembre-se, tudo o que você faz, acarreta em algo seja de bom ou de ruim. Acarretar algo de bom seja em nós ou em outras pessoas é o nosso papel no mundo. Veja o filme e pense nisso!
Abraços!
Rafael L. Prado
Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário