quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Antes Que Termine o Dia

Antes Que Termine o Dia (If Only)
Ano: 2004
Gênero: Romance
Diretor: Gil Junger
Atores: Jennifer Love Hewitt, Paul Nicholls, Tom Wilkinson

Sou suspeito pra falar sobre esse filme, pois ele aborda o meu tema predileto: as escolhas que fazemos na vida. Em “Antes Que Termine o Dia”, este tema é abordado de uma forma diferente e muito mais sentimental (preparem os lenços). Ian (Paul Nicholls) e Samantha (Jennifer Love Hewitt) formam um casal feliz e com muitos planos. Embora exista um amor muito forte entre os dois, a forma de cada um externar este sentimento é diferente. Enquanto Samantha busca demonstrar seu amor e seus sonhos a todo momento, Ian concentra sua atenção apenas na sua promissora carreira e em seus amigos.
Num dia, aparentemente normal, tudo ocorre de forma estranha e desastrosa, especialmente para Ian, que por causa de suas atitudes insensíveis causa uma grande decepção em Samantha e, na noite deste dia, terminam o namoro. Ian não consegue demonstrar o que realmente sente e isso magoou muito Samantha. Mas, um acontecimento no final desse dia faz com que a vida deles mude de rumo. No dia seguinte Ian percebe que acordou novamente no dia anterior, e apenas ele percebe isso. Um detalhe importante, durante o dia anterior pequenos fatos ocorrem com ambos, e são estes fatos que provarão para Ian que tudo vai acontecer da mesma maneira, e o final do dia será o mesmo se ele não tentar mudar. Com isso, Ian tem a chance de refazer tudo o que ele tinha feito erradamente no dia anterior. Mas, ao mesmo tempo em que ele se esforça para evitar os erros cometidos no dia anterior, com o passar das horas ele percebe que nem o seu forte amor o fará mudar o acontecimento da noite anterior.
O amor que Ian tinha por Samantha era algo muito grande, tão grande que causava medo nele. As conversas que ele tem com um misterioso taxista são interessantes. Numa delas, Ian pergunta: “Como você pode amar tanto alguém e não saber como fazer isso?” e o taxista responde: “Apenas ame-a, com tudo o que você pode. Apenas ame-a!”
Ian sabia que teria apenas mais uma chance de fazer isso, e o tempo é algo que sempre corre, se ele vai estar a favor ou contra, é uma decisão nossa. Ian aproveitou o dia ao máximo e provou que para se amar alguém de verdade é preciso amar sem medidas, amar sem restrições, amar por amar e viver por isso. Às vezes um dia basta para que isso aconteça, depende de nós.

ALÉM DO QUE SE VÊ: Tudo são nossas escolhas!!! Não podemos é achar que o tempo vai nos esperar, enquanto vemos tudo passar e assim perder todas as nossas oportunidades. Dizer “Eu Te Amo”, é algo muito simples e para alguns, não significa nada, pois podem ser palavras jogadas ao vento. Precisamos demonstrar isso, dedicar uma parte do nosso tempo para mostrar as pessoas que são importantes para nós o quanto nós a amamos. Talvez não tenhamos um amanhã para fazer isso!!! E se você não tiver isso de forma recíproca, não se importe, lembre-se dessas palavras, “amar sem ser amado...”. Fique feliz porque você foi capaz de cultivar este sentimento nobre e aproveitar este tempo. Faça a sua parte, apenas faça, não deixe o amor se perder, não deixe que o seu dia aqui na Terra termine sem que você tenha amado alguém com toda a sua força, seja quem ou quantos forem. Lembre-se, a medida de amar é amar sem medidas...

Um abraço!
Rafael L. Prado

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário